Apertem os cintos o Levy assumiu!

Vamos hablar de economia ahora…

O PIB do terceiro bimestre veio zerado como era esperado. Se o preço da sua cipirinha está mais barato nessa semana alegre-se talvez seja por pouco tempo. Segundo os dados mais recentes o consumo das famílias subiu a um nível elevado e estacionou nesse patamar. Isso significa também que a sua ceia natalina irá ficar mas muito, muito mais cara mesmo! Então nada de bacalhau norueguês para você da classe C ainda. Tadinhos!

Já os gastos do Governo Federal estão elevados e dependendo de malabarismos fiscais no Congresso para fechar a conta duma economia que na gestão Dilma I foi sem planejamento e inconsequente. Agora associem esse fato ao caso do Petrolão que  paga 3% de propina com base no preço da gasolina para empreiteiros e partidos da base aliada e se pergunte na frente do espelho: Meu cartão de crédito é uma navalha ou uma varinha mágica para o PT?

Os investimentos no país em 2015 também será menor do que o esperado… Bem menor, recomendo que pegue uma lupa… A demanda por investimentos no Brasil nesse segundo mandato é a herança de Dilma para Dilma irônico não é? E esse é um dos principais problemas de curto prazo a serem combatidos por ironicamente um Ministro da fazenda que segundo Aécio é um “agente do quadro da CIA na KGB”. A econometria mais tradicional indica que a tendência de investimentos é permanecer nessa linha de baixos investimentos e fluxos de capitais que se integralizem no país para o próximo ano mesmo com a taxa de juros num nível acima de 10%. Isso significa que mesmo com taxas de desemprego em um patamar baixo a industria não irá se recuperar tão rapidamente e gerar empregos nesse setor… A tendência é de aumento de demissões ainda nesse setor e outros setores do mercado.

A entrada do Levy no comando da economia é ao meu ver um acerto, isto é, ele é detém um estilo que pode trazer segurança ao setor empresarial e readequar a situação fiscal nos próximos anos desde que Dilma não seja intervencionista no trabalho do mesmo. Se em 2015 o superávit for mesmo realizado de forma sólida como alegado pelos novos gestores da economia nacional a taxa de juros pode regredir para até 10% ou menos até o final do mandato Dilma II. Além disso, o COPOM está renovado com esses novos nomes e diante disso essa tendência pode ser praticável pelo simples fato que de Guido Mantega ter ido embora e não venha mais dar pedaladas nos próximos quatro anos. Por outro lado os rombos deixados por ele caíram no colo do novo Ministro da Fazenda que deve acertar as contas sub-rogadas do Mantega.

Outro indicador que a coisa vai ser ainda crítica por um longo tempo é que o mercado com liquidez elevada no exterior com um Ministro da Fazenda ortodoxo aqui a coisa pode mudar gradualmente se fizerem as duras lições de casa e sobretudo se trouxerem o nível de confiança para investimentos internos mediante medidas de curto e longo prazo ante um mercado externo que atualmente anda desbancando os preços commodities e ainda derretendo o valor das ações da principal empresa nacional que é alvo de incertezas devido uma vasta rede de corrupção que também é investigada pelas autoridades estrangeiras, ou melhor, pelo CVM do Tio Sam.

A Petrobrás, na Bolsa de Nova York, fechou em US$ 8,44 – ou seja: como em setembro de 2004. Dez anos de investimentos dos acionistas hold on jogados no lixo. O Procurador-Geral-da-República, ou engavetador geral, quer a demissão de toda a diretoria da Petrobras. Assim é melhor nomear diretamente um curador de massas falidas do que uma diretoria. Já José Dirceu ganhou 886.000 reais da Camargo Corrêa. E a Camargo Corrêa ganhou 139.800.000 reais de José Dirceu então para o PT a coisa está tudo bem ainda… a não ser que o Sergio Moro não demore…

Anúncios

Sobre Aloprado Alonso

O cara mais aloprado da internet - barbudo, blogueiro, rockeiro, mulherengo e sempre tentando parar de fumar ...

Publicado em 10 de dezembro de 2014, em Economia e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: