O ogro de Wall Street

Triunfar na vida e nos negócios exige sacrifícios. Isso não é novidade. Afinal de contas: “Todo o sacrifício é recompensado pelo mérito”. E aqui está a nossa primeira lição para obter sucesso real tanto na carreira como na vida pessoal.

James Allen dizia que: “Um homem é literalmente aquilo que ele pensa”. Isso é verdade. Se você pensa como vencedor irá vencer, se passa a sua vida pensando como um fracassado irá agir como um fracassado e se tornar um fracassado. Essas coisas são tão óbvias, mas muitas pessoas preferem ignorar isso e pagam caro por isso. Se você acorda de manhã e está frio, chovendo e nublado e sua atitude é pensar: “Que dia horroroso!” Pode ter certeza que o seu dia irá ser horrível mesmo. Se acorda e ao olhar pela janela e o dia estiver da mesma forma e pensar que o dia será bom, mesmo com o frio, chuva e ventos, o seu dia irá ser bem sucedido. Quando se planta mediocridade se colhe mediocridade. Quando se planta infelicidade se colhe infelicidade. Então aprender a semear coisas boas faz parte do processo desde o minuto que acorda até a hora de dormir.

Ninguém consegue nada neste mundo se ficar esperando alguém aparecer para lhe dar uma oportunidade ou aquilo que você sonha de mão beijada. Pessoas passivas não realizam seus sonhos e objetivos. O máximo que conseguem é viver de ilusões. Os sonhos são a matéria prima do sucesso desde que aliados com a determinação e sacrifício para realizá-los. Lincoln dizia o seguinte: “Tenha sempre em mente que a sua própria determinação para vencer é  mais importante do que qualquer outra coisa”. A escolha é sua partir disso…

Sem ambição nada muda, tudo fica sempre do mesmo jeito. Se você acorda de manhã e quer continuar dormindo isso já é sinal de que não tem nenhuma ambição. Pessoas com preguiça não sabem o que é ter ambição. Elas preferem ficar no seu canto e esperar algo acontecer ao contrário daquelas que tem ambição e querem fazer algo acontecer. Viver é melhor que sobreviver essa é a síntese disso.

Muitas pessoas também não dão certo por serem egoístas ao extremo. Elas passam a vida se achando os donos da verdade absoluta e sem saber doar-se para nada ou para ninguém. Não conseguem obter o respeito de ninguém e se tornam pessoas chatas e sem graça que passam suas vidas inteiras vivendo de reclamações. O egoísmo é tanto que elas não enxergam os próprios defeitos para corrigir algo de errado em si mesmos, pois se julgam sábias demais para fazerem isso. A maior demonstração de poder sobre si mesmo, de autodomínio, é quando somos capazes de transformar uma falha numa qualidade. Ayrton Senna era um péssimo piloto na chuva, ele sabia disso, e quis resolver isso, e resolveu. Quando chovia ele treinava, quando chovia mais forte ele treinava mais ainda. Quando ele se tornou o rei da chuva nas pistas ele superou a sua falha e a transformou em qualidade. Somente vencedores dispõem dessa força de caráter e personalidade para fazer isso acontecer.

Pessoas briguentas e que criam atritos não dão certo também. Quando se descobre que é melhor fazer um acordo e ceder para se ter ao menos algo próximo do que se deseja isso é na maioria das vezes melhor que colocar tudo a perder. Saber fazer acordos e conciliações gera respeito e respeito é maior demonstração de poder no meio profissional e familiar também.

Outra qualidade importante é saber manter em segredo seus planos, em especial manter suas cartas na manga escondidas da vista dos outros. Todos aqueles que dão certo na vida fazem mais através de seus atos do que através de suas palavras. Geralmente quem fala demais e revela seus planos nunca faz seus objetivos darem certo, pois sempre que revelam seus planos estão dando aos outros um idéia nova do que fazer. Saber a medida entre revelar o que pensa e agir é uma tarefa dura e muita gente falha nisso. Fica cercados por todos os lados por pessoas intrometidas que ao invés de te apoiarem e colaborarem te impedem de realizar muita coisa. Muita coisa mesmo.

 

Manter ao nosso lado pessoas que sejam nossas parceiras e amigas é outra tarefa complexa que exige uma capacidade de relacionamento que vai além de admirar essa ou aquela pessoa. Admirar não é gostar das pessoas. Posso admirar alguém que eu não goste até mesmo. Admirar é ver nas pessoas qualidades que nós queremos também possuir e se possível aprender com essas pessoas a como ter tais qualidades. Por isso muitas vezes nossos sentimentos atrapalham nossa vida no trabalho e negócios. Ora uns odeiam seu chefe, mas lá no fundo sabem que ele é competente e deixam de aprender com ele, pois o ódio cega as pessoas e só as fazem ver defeitos nos outros. O ditado “amigos, amigos, negócios a parte vale também para essas horas. Não devemos afetar nossos planos e negócios com sentimentos.

 

Meu pai sempre me dizia que: “homem de verdade tem nome e sobrenome”. Isto parece sem sentido, mas no fundo há duas coisas aqui muito importantes. Se você não é respeitado dentro da sua casa e nem mesmo nos negócios, conforme-se você é um fracassado. As pessoas reconhecem as outras por aquilo que elas fazem de bom e ruim. Se você já ouviu falar  num tal de Luiz Felipe Scolari vai saber muito bem que isso é verdade. Vão saber dizer como ele age, reconhecer os melhores valores dele, bem como seus defeitos. Vão saber como ele agiu e o que fez de certo e errado. Irão saber onde, quando e como ele acertou e venceu e onde, como e quando ele perdeu. Quando ele venceu o sua equipe foi chamada de Família Scolari. Quando ele levou 7×1 e depois 3×0 o que vimos foi um bando de chorões sendo liderados por um sujeito teimoso que deixou de fazer muita coisa do que foi acima citado. Quando nos dedicamos às nossas famílias e negócios e fazemos tudo dentro dos conformes as coisas dão certo. Quando agimos contrariando isso perdemos o foco e motivação para fazer o que precisa ser feito.

Se algo na vida é certo e irrefutável é que sempre existe uma causa e consequência. Se você escolhe ser e agir como um derrotado será derrotado. Se opta por lutar e vencer suas limitações e mudar  aquilo que está de errado em você mesmo, pode ter certeza, que a consequência disso jamais será uma derrota. 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Aloprado Alonso

O cara mais aloprado da internet - barbudo, blogueiro, rockeiro, mulherengo e sempre tentando parar de fumar ...

Publicado em 30 de julho de 2014, em Comportamento e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: