Nosce te ipsum – Conhece a ti mesmo

Quem você realmente é? O que está fazendo neste mundo? Estas e outras perguntas movem seres humanos de todos os tempos.

A Filosofia Clássica é um caminho para uma vida de realizações e plenitude, no qual estas e muitas outras questões podem ser compreendidas.

Entender o mundo e a si mesmo na companhia de Aristóteles, Platão e Sócrates e outros. Esse é o desafio compreender para entender. Compreender que significa Encerrar em si, abranger, incluir algo para si, compor-se, conceber, perceber pelo espírito: compreender o pensamento de qualquer pessoa ou até mesmo aceitar com abertura de mente e espírito as razões de uma pessoa.

Para isso devemos equilibrar o conhecimento teórico com a vivência filosófica através de três frentes de estudo: Ética, Sociopolítica e Filosofia da História. Na Ética, estão as leis que regem nossa vida interior. Com a Sociopolítica, compreendemos nosso relacionamento com o que se passa à nossa volta. E com a Filosofia da História, é possível resgatar no passado ensinamentos para o presente e o futuro.

A partir dessas três linhas de conhecimento, ajudamos a compreender aquilo que somos e onde estamos e como estamos antes tudo a isso, pois do entendimento e compreensão das questões mais antigas do ser humano: de onde viemos, para onde vamos e qual é o nosso papel no mundo é que podemos dar novos passos rumo aos desafios futuros.

Anúncios

Sobre Aloprado Alonso

O cara mais aloprado da internet - barbudo, blogueiro, rockeiro, mulherengo e sempre tentando parar de fumar ...

Publicado em 17 de fevereiro de 2013, em Filosofia e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: